Dicas de Fotografia Archives - Blog Nicephotos
Nicephotos
 

Posts na categoria Dicas de Fotografia

Entenda os benefícios da revelação de fotos online e veja como garantir a qualidade



A era digital nos permite tirar fotos de todos os momentos e os dispositivos possuem cada vez mais capacidade de armazenar dados. Entretanto, muitos preferem eternizar os momentos por meio de imagens impressas. E é aí que a revelação de fotos online pode ser uma grande aliada.

Seja para montar um álbum, fazer um mural na parede ou colocar um porta-retratos na mesa do trabalho, solicitar esse tipo de serviço sem precisar sair de casa pode ser de grande ajuda. Principalmente se você tem um dia a dia corrido e quer um serviço de qualidade.

Por isso, preparamos este post para sanar todas as suas dúvidas e fazer você perder de vez o medo de imprimir suas fotos online. Boa leitura!

Quais os benefícios da revelação de fotos online?

Nem todas as cidades oferecem esse tipo de serviço em lojas físicas. Além da possibilidade de ter seus retratos impressos em qualquer lugar do Brasil, confira alguns outros benefícios de procurar por uma empresa digital de impressão de fotos:

Facilidade

Enviar e receber suas imagens é muito fácil! Primeiro, você se cadastra e escolhe o produto ou a quantidade de retratos que quer imprimir e o tamanho. Depois, é só importar as fotos escolhidas diretamente das redes sociais ou do seu computador.

Quando ficarem prontas, as fotos são enviadas para o seu endereço e chegam no conforto do seu lar sem você precisar sair de casa. Mais fácil impossível!

Qualidade

Em geral, as empresas online prestam um serviço completamente satisfatório. Para isso, as imagens precisam ser impressas em um papel de boa qualidade e a embalagem de entrega precisa estar protegida do calor, da luz e da umidade.

É interessante ficar atento, pois existem empresas que oferecem as primeiras impressões gratuitamente. Dessa forma, você pode revelar algumas fotos e comparar a qualidade delas.

Preço

As lojas físicas possuem a vantagem da revelação ser feita em até algumas horas. Porém, houve uma diminuição na procura por estabelecimentos que realizassem esse tipo de serviço — o que acabou tornando seus serviços mais caros.

Apesar do frete, a revelação online tende a valer mais a pena. Além disso, o frete pode ser grátis, dependendo do serviço ou da quantidade de fotos impressas. Outra vantagem é que quanto maior o número de fotografias, maior o desconto na impressão.

Por isso, uma boa dica é juntar o maior número de fotos possíveis antes de mandar imprimir. Você pode conversar com parentes e amigos que também procuram pelo serviço e dividir o valor depois.

Variedade

Além de revelar suas fotos individualmente ou em mosaicos, muitos sites oferecem a possibilidade de personalizar alguns produtos com elas. Veja algumas opções de “fotoprodutos” que podem ser encontrados:

  • ■ canecas;
  • ■ ímãs de geladeira;
  • ■ cartões;
  • convites diversos;
  • ■ agendas;
  • ■ cadernos;
  • ■ camisetas;
  • ■ calendários.

Esses objetos são originais, úteis e ótimos para enfeitar a casa ou presentear pessoas especiais.

Existem dicas para conseguir fotos de boa qualidade?

Claro que sim! Se você quer eternizar seus momentos em alta qualidade, não deixe de conferir estas dicas antes de fazer a revelação de fotos online:

Tamanho

O tamanho máximo que uma fotografia pode ser impressa em boa qualidade tem a ver com a quantidade de pixels da imagem. Ou seja, o número de pontos que a compõem. Se uma foto tem 5 megapixels, por exemplo, significa que ela possui, em média, 5 milhões de pontos.

Para calcular esse tamanho máximo de impressão, faça uma conta simples: divida a altura e a largura (em pixels) da imagem por 300. Assim, você terá um valor em polegadas que poderá ser convertido para centímetros. Respeitando esse valor, os pontos da foto não serão notados.

Formato do arquivo

O formato, ou tipo, de arquivo mais comum é o JPEG. As vantagens dos arquivos com esse formato são várias:

  1. ■ podem ser abertos em qualquer programa ou dispositivo;
  2. ■ a compressão é econômica, o que origina arquivos  mais compactos;
  3. ■ são fáceis de armazenar, de carregar na web e de enviar por e-mail;
  4. ■ suas imagens mantêm uma boa qualidade.

Ainda assim, o JPEG abaixa levemente a qualidade das imagens. Portanto, como algumas câmeras permitem a escolha de outros tipos de arquivos, procure optar pelo TIFF ou RAW.

Qualidade da câmera

Você sabia que nem sempre uma grande quantidade de megapixels significa fotos de boa qualidade? Para captar uma imagem, a câmera absorve a luz através de suas lentes e a registra pelo sensor. Em geral, mais luz significa melhores imagens.

Entretanto, quanto mais megapixels o sensor possui, maior ele precisa ser. Se isso não ocorrer, o sensor não é capaz de captar muita luz em cada pixel. Portanto, esse também é um fator que deve ser levado em conta na hora de escolher seu dispositivo — seja ele uma câmera ou um smartphone.

Mais um fator para ficar atento: a capacidade de processamento do dispositivo. Quanto mais potente, mais nítidas e limpas serão as suas fotos.

Outra dica é sempre selecionar a melhor qualidade de fotografia no seu aparelho. Conheça suas configurações, veja as possibilidades de ajustes que ele apresenta e, com pouco conhecimento, você conseguirá tirar fotografias incríveis.

Por fim, não deixe muitas fotos armazenadas no cartão de memória, pois, quanto menos espaço disponível, mais elas tendem a reduzir de tamanho.

Como escolher uma empresa de confiança?

Não adianta caprichar na hora de tirar a foto, selecionar as melhores imagens, colocar um efeito legal e escolher um álbum bacana se a empresa onde você vai realizar a revelação de fotos online não for de confiança.

Os problemas mais comuns são imagens distorcidas, cores muito claras, papel de má qualidade e problemas na entrega. Por isso, é muito importante contar com uma empresa que tenha credibilidade no mercado.

Existem algumas páginas na internet que apresentam um ranking com os melhores sites de revelação de fotos online. Geralmente, são avaliados tópicos como qualidade, preço e tempo de entrega dos produtos oferecidos. Dessa forma, você pode consultá-las sempre que precisar desse serviço.

Esperamos que, após todas essas dicas, você esteja pronto para tirar fotografias incríveis! Portanto, não deixe de buscar uma empresa que ofereça serviços inovadores, com usabilidade e preços acessíveis.

O que é a fotografia no cinema?



O que é a fotografia no cinema?

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a fotografia de um filme e não tenha entendido o que significa. “Tal filme ganhou o Oscar de fotografia” ou “A fotografia deste filme é linda!” são alguns exemplos. Entenda:

blog1
A Origem

Um filme é feito de fotografias sobrepostas em movimento contínuo, chamadas de frames. Nada mais natural do que ter um diretor de fotografia cuidando dos princípios básicos, só que na filmagem de um filme! Enquadramento, ângulo, ajustes de câmera, luz – muita luz!

blog2

Alice no País das Maravilhas

Tudo tem que estar em ordem para que a imagem tenha o efeito desejado e mostre exatamente o que o diretor do filme quer, por isso os dois precisam trabalhar juntos.

blog3

Avatar

O diretor de fotografia também entra em cena na hora da edição do filme, para ter certeza de que todas as cenas tenham uma estética parecida e a obra fique completa.

blog4

O Aviador

Então, quando um filme é elogiado pela sua fotografia, é pelo conjunto: enquadramento, cores, cenário, tudo estava impecável!

blog5

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Siga o Nicephotos no Instagram: @nicephotoscombr
Curta no Facebook: fb.com/nicephotos.com.br

Dicas para fotografar com o seu smartphone



Dicas para fotografar com o seu smartphone

fotografia_smartphone

Com a popularidade dos celulares smartphones, do aplicativo Instagram, e com as câmeras dos aparelhos cada vez melhores, todo mundo quer fotografar. E algumas dicas podem ajudar você a fazer um bom uso da câmera do seu smartphone, tirando fotos pra lá de profissionais!

1) Foco: As câmeras de celulares possuem autofoco, então lembre-se de tocar a tela onde você pretende focar a imagem. Assim, ele entende o que deve ser fotografado e ajusta sozinho a quantidade de luz que é preciso para a cena que você está prestes a fotografar.
Então, indique o que precisa ser focado com apenas um toque na tela do seu smatphone.

2) Luz: Saiba como trabalhar com a luz ao seu favor! Cuidado ao tirar fotos ao sol, posicionar-se contra a luz pode acabar resultando em uma foto com muita luminosidade. Posicione a cena que irá fotografar de forma que a luz não atrapalhe o resultado.

3) Zoom: Se possível, evite! O zoom da câmera do seu smartphone acaba tirando a qualidade da imagem que será reproduzida. Se precisa aproximar um objeto, chegue o mais perto possível para um melhor resultado. Ah, é válido utilizar a resolução máxima e, depois, ampliar e recortar o que não interessa na foto.

4) Flash: A luz do flash é um bom recurso, mas precisa ser usado com cuidado. Como o tamanho do flash é pequeno, a luz é mais forte. Uma dica é utilizar um pedaço de fita adesiva branca por cima do flash do aparelho, isso funciona como um pequeno difusor, que distribui melhor a luz do disparo do flash e evita sombras.
E use-o com cautela! Nem todas as fotos necessitam desse recurso!

5) Ângulo: Tire várias fotos de diferentes ângulos. Isso lhe dará diversas perspectivas de uma mesma cena. Experimente!

6) Paciência: Sim, é preciso uma dose de paciência! Tente diversas vezes e de maneiras diferentes. Se inspire, busque referências, invente. Use a criatividade para treinar suas habilidades fotográficas, mesmo com um celular!

Depois é só revelar tudinho com a gente e fazer mais dos seus registros! 😉

Dica de fotografia: Regra dos terços



Dica de fotografia: Regra dos terços

Uma das dicas mais básicas para compor uma boa foto é seguir a tal da ‘regra dos terços’.

Mas… o que é a regra dos terços? Segundo a Cláudia Regina, do blog Dicas de Fotografia: “Não é necessária muita explicação para entender essa regra: pegue a sua imagem e desenhe mentalmente um “jogo da velha” nela. Os pontos importantes da sua foto devem ficar em alguma das 4 convergências dessas linhas recém-desenhadas. Se existirem linhas na imagem, dê preferência em posicioná-las junto às linhas do jogo da velha”.

Seguindo essa dica, vamos ter resultados muito melhores em nossas fotos. Confira abaixo algumas fotos onde a regra foi usada e observe como a composição da foto fica mais harmoniosa.

Agora pratique bastante, aproveite nossas promoções e revele suas melhores fotos!

10 dicas para você se inspirar no Dia das Crianças!



10 dicas para você se inspirar no Dia das Crianças!

O Dia das Crianças está chegando e nós separamos 10 dicas e inspirações de fotos para você abusar da sua câmera com seus filhos! Seja filho único ou irmãos, capture seus momentos mais felizes!

Vamos lá!

(Clique nas fotos para ver em tamanho maior)

1 – Fuja do comum!

Tire fotos diferentes dos seus filhos enquanto eles brincam, e não aquela pose parada e forçada que todos temos.

2- Prepare!

Prepare o ambiente para tirar uma ótima foto! Abra as janelas e deixe a luz entrar. Em ambientes fechados, acenda quantas lâmpadas puder.

3- Faça com que seus filhos também se divirtam.

Deixe suas crianças correrem, pularem, darem cambalhotas e transpirarem infância.

4- Deixe eles fazerem parte das fotos.

Quando puder, deixe que eles tirem fotos, mexam com a câmera (sob supervisão, claro) e se sintam parte do que está acontecendo.

5- Pesquise!

Se optar por fazer fotos fora de sua casa, pesquise por lugares interessantes na sua cidade. Parques, praias, fazendas…

6- Faça com que eles interejam entre si.

Se a criança tiver a companhia de um irmão, amigo ou parente, faça eles interagirem. Suas fotos serão muito mais significativas!

7- Busque outros ângulos.

Evite repetir o mesmo ângulo em todas as fotos! Busque fotos na altura das crianças, ou no chão, ou em cima da cama…

8- Dê outros toques em suas fotos.

Se uma foto ficou com cores estranhas ou não combinou, mas ficou boa, tente dar efeitos diferentes. Tente colocá-la em preto e branco!

9- Alegria!

Mostre mais a alegria dos seus filhos. Tire fotos deles sorrindo, fazendo caretas… do jeito que se mostrem alegres!

10- Pratique!

Pratique todas as dicas até obter o resultado desejado! E não esqueça de compartilhar 🙂

Agora que você já está afinada para fotagrafar seu pequenos, não economize nos cliques! Deixe seus filhos felizes no seu dia e faça fotografias incríveis!

Boas fotos!

Mundo Nicephotos

Fotografias e o mundo de possibilidades de registrar os melhores momentos de nossas vidas!

Arquivo

Nicephotos no facebook